Como a Take quase dobrou sua meta de engajamento em sua campanha do dia das mães com vídeo personalizado no WhatsApp

 A Take é uma empresa brasileira que oferece soluções de tecnologia para comunicação, seu principal produto é o Blip, uma plataforma Chatbot com inúmeros recursos para equipes de marketing, vendas ou atendimento.

A empresa tinha o objetivo de criar uma campanha especial para o dia das mães, como tradição, todo ano essa data é comemorada tanto interna como externamente pelo time da Take. Porém, em 2020 devido à pandemia, era necessária uma ação 100% online e, ao mesmo tempo, personalizada, que trouxesse emoção para mães e filhos. 

Como o formato de vídeo está cada vez mais em alta, a decisão foi criar vídeos personalizados em alta escala a partir de um Chatbot no WhatsApp.

Nesse formato, a Take conseguiu produzir mais de 40 mil vídeos (quase o dobro do previsto de 25 mil) personalizados utilizando uma simples conversa com um Contato Inteligente pelo WhatsApp. Neste conteúdo vamos entender qual foi a proeza da Take para chegar nesse nível de engajamento. 

A ideia inicial

A Take tinha como objetivo criar uma campanha especial para o dia das mães, o foco era em branding, então visualização e engajamento eram métricas importantes. Além disso, demonstrar o quão eficiente uma comunicação personalizada pode ser e como isso funciona na prática de forma automática e escalável. 

Portanto, além de presentear as mães de todo o Brasil, a ideia era propor uma experiência única e personalizada em um canal de mensagens que todo mundo usa, o WhatsApp. 

Vídeo é uma tendência forte para os próximos anos, a Take escolheu esse formato justamente pela facilidade de consumo e engajamento, o desafio agora era criar vídeos personalizados em escala e enviados por um bot dentro do WhatsApp.

Como a Take e a Chili são parceiras oficiais do Facebook, ambas se conheceram em um evento do próprio Facebook. Foi o match perfeito entre as duas empresas, a Take querendo escalar sua produção e a Chili com uma solução de Automação Criativa que entrega essa possibilidade.

“O maior desafio foi entender o que geraria valor para essa ser realmente uma campanha viral, atingindo o objetivo que a gente tinha. Nós fomos muito assertivos em escolhermos vídeo, porque acreditamos que nem texto, nem imagem alcançariam a meta que tínhamos. O vídeo personalizado foi certamente um diferencial, ainda mais porque você o construía a partir de uma conversa no WhatsApp.”

Fábio Guglielmelli – Analista de Branding

Na teoria isso parecia perfeito, mas como colocar em prática?

Na prática

Depois da idéia e formato definidos, agora era a hora de botar a mão na massa. 

Tanto a Take quanto a Chili possuem API’s liberadas, portanto a integração entre as duas soluções foi feita de maneira simples e rápida pelo time de tecnologia da Take.

“A experiência foi ótima, a Chili deu todo o apoio necessário para o nosso time de tecnologia.”

Fábio Guglielmelli 

A Take ficou responsável pela criação do fluxo Chatbot e a Chiligum pelo desenvolvimento do vídeo personalizado. 

“O maior desafio da Chili era garantir uma boa experiência do usuário, considerando que ele não poderia demorar muito tempo para receber o vídeo e, ao mesmo tempo, a gente tinha previsto uma carga de produção absurda de quase 50 mil vídeos em menos de uma semana. Essa foi uma preocupação inicial, mas como passamos os últimos anos construindo uma estrutura escalável, deu super certo. Tanto que conseguimos, no fim de semana do dia das mães (que foi o maior pico), entregar 90% dos vídeos em menos de 15 minutos.”

Deborah Folloni – Ceo da Chiligum Creatives

Resultado? A partir de uma simples conversa com o Chatbot da Take, as pessoas produziam um vídeo personalizado para suas mães.

A funcionalidade foi inédia e a integração do usuário com o bot foi simples e acessível. Ao responder algumas perguntas que marcam a trajetória dos filhos e filhas com suas mães, as pessoas tiveram a oportunidade de resgatar lembranças especiais proporcionando uma ótima experiência.

Confira como ficou o resultado no vídeo abaixo:

Resultados surpreendentes 

Com a campanha rodando, os resultados logo surgiram, a previsão era de 25 mil vídeos criados, chegamos a mais de 40 mil vídeos produzidos.

O engajamento com o bot da Take foi incrível, gerando mais de 2 milhões de mensagens somados com mais de 100 mil acessos de todo o Brasil

“O propósito foi aproximar mães e filhos, e conseguimos. Fazer um grande número de pessoas conversarem com nosso Contato Inteligente, também conseguimos. Aumentar o número de empresas buscando a Take para entender a nossa solução, e tivemos resultados. Diminuir o custo por aquisição de lead, também alcançamos. Criar um conceito de marca, impactar positivamente as pessoas, deu tudo certo. 

E ainda conseguimos converter uma venda grande, podemos dizer que tivemos ROI positivo nessa campanha.”

Fábio Guglielmelli

A campanha deu tão certo que a Take está pensando em um futuro em que podem disponibilizar um bot no site com essa possibilidade de produção de criativos ou quem sabe dar a oportunidade dos seus clientes usarem essa funcionalidade. 

Quem é a Chiligum Creatives?

Fundada em 2015, a Chiligum Creatives é uma solução de Automação Criativa que automatiza a produção de artes finais, nos mais variados formatos, para tornar processos de produção publicitária até 13x mais ágeis e eficientes que o trabalho de equipes de criação. A solução é a única do mercado com uma abordagem 360º, dando suporte para diferentes tipos de formatos como vídeo, imagens, banners, OOH, TV e mídia off-line.

A Automação Criativa tem vários benefícios para empresas que desejam escalar suas produções sem perder qualidade. Se você deseja conhecer na prática como funciona a plataforma da Chili, fique a vontade para agendar uma demonstração por aqui

E se você é uma agência e deseja se tornar uma parceira da Chili, confira nosso programa de parcerias por aqui.

Boas criações!