Principais métricas do facebook ads

Se você chegou a este artigo, provavelmente, está querendo melhorar os resultados dos seus anúncios do Facebook, não é mesmo? Você está no caminho certo. Uma estratégia que não mede resultados de forma correta tem vários retornos negativos, como perda de tempo, dinheiro e clientes. 

Pensando nisso, resolvemos listar quais são as principais métricas de Facebook Ads para o seu negócio. Neste artigo, vamos mostrar as características de cada uma e os impactos para uma estratégia. 

Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Número de impressões

Engana-se quem pensa que o número de curtidas é uma métrica que mede o desempenho da sua página. Claro, ela também é importante. No entanto, é necessário ir muito além disso. 

Para avaliar o retorno das suas campanhas, você deve ter uma atenção redobrada com o número de impressões dos seus anúncios. Por meio dessa métrica, é mais fácil entender se uma publicação apareceu no feed do usuário. É importante deixar claro que ela não acompanha os cliques do anúncio. 

Nunca é demais lembrar que um único usuário pode ver o seu anúncio diversas vezes. Isso ocorre em virtude de dois fatores: atualização da própria página ou quando um amigo compartilhou aquele conteúdo. 

No entanto, grande parte das pessoas ainda têm dificuldades de entender as diferenças entre alcance e número de impressões. Apesar de serem bastante parecidos, cada um tem as suas particularidades. 

O alcance é o número de pessoas que visualizaram o seu anúncio. Porém, a impressão pode ter uma quantidade menor, pois ela calcula a métrica por cada usuário. 

Frequência 

Nesta métrica, não há mistérios. Trata-se do número de vezes em que uma única pessoa visualizou o seu anúncio. Ela é muito importante para entender os caminhos da estratégia. Afinal, se um usuário vê o mesmo anúncio várias vezes e não toma uma ação, provavelmente, ele reprovará a presença da sua empresa no ambiente virtual. 

Por isso, análise essa informação com bastante cuidado. Uma dica interessante é fazer a segmentação por “Alcance Diário Único’’. Dessa forma, o usuário visualiza a publicidade somente uma vez a cada dia. 

Custo por clique (CPC)

Sem dúvidas, essa é uma das métricas mais valorizadas quando falamos de Facebook Ads. Ela informa o valor que uma empresa gasta por cada clique que uma pessoa faz em suas publicações. Na prática, isso significa que o responsável pela conta terá que efetuar o pagamento somente quando um usuário clicar em seus anúncios. 

Você pode fazer esse cálculo também de forma manual. Basta aplicar a fórmula. 

CPC = Custo total/ Número de cliques

Para melhorar a sua performance, você pode optar por soluções que automatizam seus anúncios. Usando a tecnologia de criativos dinâmicos, você personaliza suas peças de acordo com o contexto e o perfil do seu negócio. Assim, você pode testar variações de um mesmo criativo e descobrir a melhor performance do anúncio. 

Custo por ações (CPA) 

Ao contrário da métrica anterior, o Custo por Ações (CPA) mostra o gasto que uma empresa teve com cada reação do um usuário em um anúncio, como: clique e compartilhamento de um conteúdo. Para melhorar esses números, você deve seguir algumas dicas. 

  • Tenha um objetivo claro com a sua campanha; 
  • Traduza as informações de forma simples em seus conteúdos; 
  • Invista na qualidade dos conteúdos. 

A junção desses fatores ajuda a melhorar o seu Custo Por Ação. 

Taxa de cliques (CTR) 

Vamos finalizar a nossa lista de métricas falando sobre o CTR, que também é conhecida como click-through rate. 

Ela mostra a quantidade de usuários que visualizaram o anúncio e clicaram no link da publicação, que pode encaminhar para um site, um blog, um material rico, entre outros conteúdos. 

Percebeu que acompanhar as principais métricas do Facebook é mais simples do que parece? Então, comece a monitorar os seus resultados agora mesmo para construir estratégias mais assertivas para as suas campanhas. 

Após descobrir quais são as principais métricas do Facebook Ads, acesse esse artigo e conheça Creative centric, uma metodologia de anúncios de alta performance.