Livros de design: 9 essenciais que todo profissional deve ler

Livros de design

Este artigo é ideal para os profissionais que buscam livros de design. Aqui, tomamos um cuidado especial para listar não só dicas para quem está iniciando na área, mas também para especialistas que precisam de novos materiais para aperfeiçoar os projetos e impulsionar a criatividade. Acompanhe! 

1- Princípios Universais do Design, de William Lidwell

Vamos iniciar a nossa lista de livros de design apresentando um conteúdo de William Lidwell. O autor do livro tem uma vasta experiência como designer gráfico. Na obra, que é intitulada de Princípios Universais do Design, o profissional aborda detalhes de Design sem aqueles termos ou teorias complicadas. Tudo é desenvolvido de forma bastante prática para que o leitor entenda o assunto da melhor forma. 

Uma das principais vantagens dessa obra é que ele mostra 125 princípios interdisciplinares, isto é, que não são correlacionados. Então, ao abrir uma determinada página, o leitor pode conhecer um princípio em que é possível aplicá-lo de forma imediata. 

Em cada capítulo, você será surpreendido com as técnicas que são compartilhadas por William Lidwell. É uma oportunidade única para definir a melhor fotografia, identificar pontos e imperfeições que precisam ser corrigidas. Dessa forma, você estará mais preparado e confiante para lidar com o mercado de trabalho. 

2- A Psicologia das Cores, de Eva Heller

Este é um livro de cabeceira para qualquer profissional de designer, seja para aqueles que estão iniciando na área ou para aqueles que já são experientes no assunto. A obra contém estudos e pesquisas relacionadas às cores no contexto psicológico, isto é, o conceito de cada uma e como elas interferem nas emoções e nas percepções das pessoas. 

Para trazer um conteúdo ainda mais completo, a autora Eva Heller apresenta alguns estudos que comprovam a preferência da sociedade por determinados tipos de cores. 

A obra é indicada em todos os momentos da carreira de um profissional, uma vez que o designer pode se tornar um especialista na arte das cores. 

3- Padrões de Design para Aplicativos Móveis, de Theresa Neil

Quem deseja se especializar no mercado de aplicativos, o livro Padrões de Design para Aplicativos Móveis é uma das opções mais indicadas para os profissionais. A obra, que foi publicada pela autora Theresa Neil, mostra quais são as melhores orientações e dezenas de padrões de design ilustrados. O material é bastante ilustrativo para facilitar o aprendizado do leitor. 

O conteúdo do livro é distribuído com os seguintes temas: navegação, formulários, tabelas e listas, busca, ordenação e filtragem, ferramentas, gráficos, convites, feedbacks e affordance, além de ajuda e antipadrões. 

Saiba mais em: Plugins para photoshop: separamos 13 plugins incríveis (gratuitos e pagos)

4- Manual de Identidade Visual, de Daniella Munhoz

Este é um ótimo manual de identidade visual. Daniella Munhoz explica as principais orientações e normas que influenciam positivamente nos projetos dos designers. 

Neste livro, você aprende a construir identidades visuais, projetos de branding e de comunicação. Os tópicos são ilustrados para que o leitor compreenda o conteúdo de forma mais didática. 

Saiba mais em: Teoria das cores – conceito e prática 

5- Marcas – Design Estratégico: do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa – Cecilia Consolo

O principal objetivo desta obra é mostrar os motivos pelos quais um designer deve ser integrado nas equipes de gestão e especialmente nos setores de planejamento e estratégias que são direcionados à gestão de marcas e identidade nas corporações. 

O livro traz uma reflexão interessante sobre o quanto é complicado as etapas de construção e manutenção da identidade de uma companhia. Cecilia Consolo lista as etapas e as estratégias de construção, além do acompanhamento da identidade de um negócio para uma gestão em longo prazo. Ela ainda analisa as ferramentas tradicionais, como Manual de Identidade e o Brand book. 

6- Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value, de Thomas Lockwood

Se você deseja aplicar as estratégias de Design Thinking, não pode ignorar o próximo livro da nossa lista. A obra, que foi publicada por Thomas Lockwood, mostra pontos de vida, estratégias, métodos e estudos de caso que são desenvolvidos pelos melhores líderes do mundo. 

A obra destaca vários métodos de design thinking. Para se ter uma ideia, você conhecerá como a teoria é aplicada em design de serviços e na construção de marcas.

7- The elements of user experience — Jesse James Garrett

Jesse traz um material descomplicado e que trabalha temas importantes da área, como usabilidade, identidade visual, arquitetura da informação e design interativos. Aqui, você terá acesso a um conteúdo claro e ilustrativo, que destaca conceitos e ideias. Ao contrário de outras opções que mencionamos neste artigo, a autora não cita ferramentas e técnicas que podem ficar desatualizadas nos próximos anos.

8- Os Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst

O marketing digital fez com que a produção de materiais ricos aumentasse na internet. Não é difícil encontrar sites e blogs que contém infográficos e e-books. No entanto, esses conteúdos não podem ser feitos de qualquer forma. É essencial saber lidar com a tipografia.

Com o aumento da demanda, recomendamos que você aprenda elementos importantes que impactam no sucesso desses projetos, como a tipografia. É essencial conhecer a criação e aplicação de caracteres, por exemplo. 

Para ajudar nesse processo de conhecimento, o livro Os Elementos do Estilo Tipográfico, publicado por Robert Bringhurst, é uma das melhores alternativas do mercado. Na obra, o profissional compartilha conhecimento de um jeito descomplicado. Você terá acesso a um material rico e informático. 

9- The Brand Gap: O Abismo da Marca – Marty Neumeier 

Outra sugestão interessante é o livro The Brand Gap: O Abismo da Marca. Ele é ideal para o profissional que deseja iniciar os estudos sobre brand ou que vai atuar de forma indireta ou direta no desenvolvimento estratégico de uma marca. O conhecimento poderá ser aplicado no desenvolvimento de uma identidade visual ou em uma publicação de um conteúdo nas redes sociais. 

O autor do conteúdo traz um debate interessante sobre os gargalos que prejudicam a estratégia e a experiência da marca. Para isso, Marty Neumeier explica como surgiu o branding, como as pessoas se relacionam com as marcas e quais são os seus significados. 

Após descobrir quais são os melhores livros de design, siga-nos nas redes sociais e descubra outras dicas que impactam no sucesso do seu trabalho. 

Newsletter

Mídia, publicidade e marketing

Além dos nossos conteúdos, você vai receber dicas de podcast, livros, notícias de mercado e mais. Não é só mais uma newsletter!