Como o iFood reduziu 70% do seu custo por pedido em anúncios criando peças personalizadas em alta escala

iFood é uma empresa brasileira, atuante no ramo de entrega de comida pela internet, com presença na Argentina, México e Colômbia.

Para a empresa, mídia paga sempre foi um ótimo canal de aquisição de novos pedidos na plataforma. O iFood tem a cultura de personalizar ao máximo seus anúncios para obter os melhores resultados possíveis, entregar a comunicação certa para a pessoa certa.

Porém, eles estavam enfrentando um grande problema: como produzir peças personalizadas em escalas e em menos tempo? Depois de algumas soluções em mente, o iFood conseguiu reduzir seu custo por pedido em 70%. Neste conteúdo vamos analisar qual foi a estratégia que a empresa adotou para chegar a esse resultado. 

O grande obstáculo

O iFood vinha trabalhando forte sua estratégia de anúncio a um bom tempo, porém, perceberam que a produção de peças era demorada e nada estratégica. A empresa alocava uma equipe full time para produção em massa de peças criativas de vários formatos. A média de entrega era de 4 a 5 dias para o resultado final, sem contar alterações solicitadas pelo time de mídia.

“Chegávamos a receber uma lista de 80 restaurantes, cada peça era necessário 4 formatos diferentes animados e mais 4 formatos estáticos, quase 6 mil peças feitas manualmente durante 1 semana.”

William Cassarro – Coordenador de projetos no iFood

Era dedicado muito tempo com tarefas de replicação e pouco tempo planejando a estratégia das campanhas, consequentemente, a produtividade e os resultados nunca eram o esperado.

A solução 

O iFood identificou um grande problema na produção de suas peças e chegou o momento de encontrar uma solução definitiva.

O termo Automação Criativa surgiu nas pesquisas feitas pelo time do iFood, uma plataforma que automatiza todo o processo de produção em escala, fazendo isso em minutos. A Chiligum apareceu com uma possível solução que resolvia os gargalos no processo.

A equipe de projetos do iFood testou a plataforma da Chili criando 6 mil peças — a mesma quantidade de peças criada manualmente em uma semana — em apenas algumas horas. O resultado foi tão impressionante que todo o processo de produção foi automatizado.

“Fizemos um teste curto de 6 mil peças, a primeira experiência foi sensacional.”

William Cassarro

Os resultados

Depois de automatizar todo o processo de produção das peças, os resultados vieram em pouco tempo. 

O time reduziu o tempo de produção de 6 mil peças de 4 dias para 4 horas. Agora a equipe se dedica a maior parte do tempo sendo estratégica ao invés de operacional.

As equipes de projetos e de mídia estão mais integradas, ambas aprenderam o que funciona melhor em anúncios para o público do iFood e agora são 100% orientados a dados. 

Com mais peças em menos tempo, os testes aumentaram. Peças personalizadas criadas em massa permitiram que o iFood testasse todo tipo de variável de maneira mais rápida, diminuindo erros e aumentando os acertos com peças cada vez mais personalizadas.

O resultado final foi uma incrível redução de custo por pedido em 70% e uma redução de tempo de produção de 4 dias para 4h.

O Futuro

O iFood quer ir além, até agora os times de mídia e projetos estão automatizados, mas a ideia é dar autonomia para toda a empresa e parceiros.

Começando pelo time comercial, que pode criar peças de maneira rápida para inserir como exemplo em uma proposta comercial ou já criar as peças para um novo cliente seguindo toda a identidade visual definida pelo marketing.

Parceiros e restaurantes com autonomia total para criar suas próprias peças de anúncios seguindo também toda a padronização exigida pelo iFood de maneira rápida e fácil.

“Tivemos muito aprendizado sobre o que funciona em nossas campanhas, além disso, houve ganho grande na produção de peças e aumento real de resultados. 

A Chili nos ajuda muito em datas comemorativas e promoções onde a demanda é gigante e agora nossas campanhas são totalmente integradas com outros canais, TV, por exemplo. Tem sido excelente e proveitoso a experiência com a plataforma da Chili.”

William Cassarro – Coordenador de projetos no iFood

Quem é a Chiligum Creatives

Fundada em 2015, a Chiligum Creatives é uma solução de Automação Criativa que automatiza a produção de artes finais, nos mais variados formatos, para tornar processos de produção publicitária até 13x mais ágeis e eficientes que o trabalho de equipes de criação. A solução é a única do mercado com uma abordagem 360º, dando suporte para diferentes tipos de formatos como vídeo, imagens, banners, OOH, TV e mídia off-line.

A Automação Criativa tem vários benefícios para empresas que desejam escalar suas produções sem perder qualidade. Se você deseja conhecer na prática como funciona a plataforma da Chili, fique a vontade para agendar uma demonstração por aqui

E se você é uma agência e quer se tornar uma parceira da Chili, confira nosso programa de parcerias por aqui.

Boas criações!