Ao mesmo tempo que o final de ano é uma loucura para o varejo, também é uma grande oportunidade de vender muito com as datas especiais.
O que pode impactar diretamente suas vendas, são seus anúncios. Estamos cansados de saber que um criativo mais relevante e personalizado tem mais chances de conversão.
Mas como produzir criativos relevantes e personalizados em escala, principalmente nessas datas? É o que vamos abordar nesse conteúdo.
Quais são as datas que compõem a Holiday Season de final de ano?
Vamos focar nas datas especiais de final de ano, já que são as datas tão esperadas pelos varejistas e possuem uma grande oportunidade de vendas, já que não existe um nicho definido, como dia das mães, por exemplo.
Existem quatro datas/oportunidades nesse período, são elas:
- BLACK FRIDAY “EU MEREÇO”
- 13º SALÁRIO “EU ME ORGANIZO”
- NATAL/ ANO NOVO “EU PRESENTEIO”
- SALDÃO “EU APROVEITO”
Na Black Friday em específico, o consumo tem características próprias, o “Eu mereço”, por isso produtos com alto valor agregado tem grande impacto nesta data:
Fonte: Think With Google
O que é determinante para o sucesso de uma campanha?
Já sabemos que cada data tem uma abordagem diferente e isso impacta diretamente na estratégia de anúncios.
Podemos dizer que o criativo é o grande responsável pelo sucesso da sua campanha. Segundo uma pesquisa do Facebook e Nielsen 2019, 56% marcas que tiveram aumento de vendas através da publicidade digital podem ser atributos da qualidade do criativo:
Mesmo assim, ainda assim, 90% dos anunciantes fazem criativos genéricos:
Se o criativo é ruim:
o CTR é baixo
o CAC fica alto
o ROI cai
Como criar criativos de alta performance?
A metodologia Creative centric é um processo de criação de anúncios com o criativo como o centro, ou seja, o primeiro passo da construção de uma campanha é o criativo, depois o grupo de anúncio e em seguida a campanha. Essa metodologia tem como objetivo aumentar a personalização e consequentemente construir anúncios mais relevantes e de melhor performance.
Essa abordagem de criação de anúncios, começa com a construção do criativo, ao invés, da campanha.
No modo tradicional, é assim que construímos nossas campanhas:
No creative centric começamos pelos criativos:
Todos os aspectos da sua campanha giram em torno de criativo, a ideia é produzir criativos mais poderosos que chamem muito mais atenção e de alta performance.
Para começar a criar campanhas creative centric, siga 3 passos:
1- Identifique oportunidades de personalização
Dentro do gerenciador de anúncios, existe uma grande gama de possibilidades de segmentação, algumas delas são:
- Interesses;
- Gênero;
- Localização;
- Idade;
- Posicionamento;
- Outros.
Essas são as mais comuns, mas sempre é possível segmentar de uma maneira muito mais específica, claro, sempre considerando seu budget.
Portanto, defina quais segmentos você deseja usar em seus anúncios e vamos para próxima etapa.
2- Faça o planejamento macro da estrutura da campanha
Depois de decidido a segmentação, faça um planejamento macro da sua campanha, assim você terá uma visão geral da estratégia.
Vamos a um exemplo:
Vamos segmentar por interesse e posicionamento, portanto cada grupo de anúncios será dividido da seguinte forma:
Interesse > Marketing digital
Posicionamento > Stories
Dentro desse segmento, vamos criar 4 criativos diferentes com as temáticas: Facebook ads, redes sociais, automação de marketing e conteúdo.
Seguindo essa mesma ideia, vamos criar mais 4 grupos de anúncios com os interesses em: marketing e vendas, inbound marketing, outbound marketing e marketing de conteúdo. Cada um deles com 4 anúncios diferentes.
Portando, agora temos 5 grupos de anúncios com 4 criativos em cada, totalizando 20 criativos.
De preferência, use alguma ferramenta de mapa mental para criar esse planejamento.
3 – Produza os criativos
Agora que você já sabe que terá que produzir 20 peças para os anúncios, é hora de colocar a mão na massa.
Exitem inúmeras maneiras de fazer isso, contratar um freelancer, usar seu time de designer ou usar ferramenta de Automação Criativa para escalar a produção.
O importante aqui é criar as peças focando na segmentação e personalizar ao máximo para criar um anúncio altamente relevante para sua persona.
Para que isso aconteça, ao construir os seus anúncios, certifique-se que eles sejam impactantes, relevantes e acionáveis:
E para facilitar sua vida, use templates para aumentar a velocidade de entrega. É possível ter qualidade com quantidade usando templates inteligentes. Já vimos clientes aumentarem em mais de 7X o número de arquivos produzidos, sem aumentar headcount, com essa metodologia.
O que o mercado nos diz?
A VidMob examinou diferentes táticas de mensagens usadas por marcas de varejo e e-commerce no Facebook, Instagram, Facebook Messenger, e Facebook
Audience Network durante as temporadas de 2018 e 2019. Analisamos um total de 8.366 anúncios em 35 marcas de varejo e e-commerce (49% Vestuário, 26% CPG, 14% Outros) que foram veiculados nos EUA no quarto trimestre de 2018 e no quarto trimestre de 2019.
Usando a taxa de compra online como indicador de desempenho, eles encontraram:
- Anúncios em vídeo geraram vendas mais altas do que anúncios estáticos: O vídeo gerou uma taxa de compra 48% maior em comparação à estática.
- A duração ideal do anúncio em vídeo foi de 10 a 15 segundos: o vídeo de 10 a 15 segundos gerou uma taxa de compra 148% maior em comparação aos anúncios com 5 segundos ou menos.
- Começar com texto foi melhor: Quando o texto estava presente nos primeiros 3 segundos de um anúncio, a conversão de compra foi 46% maior.
- A escolha das palavras importou especialmente com o “call to action”: Usar “Comprar” como CTA teve uma taxa de compra 5x maior do que “Obter” e “Encontrar”.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Como saber meus criativos estão performando?
O melhor criativo é aquele com o maior volume de impressões, com o maior CTR e menor custo.
Analise o histórico de performance dos criativos que mais performaram:
Aqui, tome cuidado com o volume de dados, foque nas principais métricas e tire inteligência e informação relevante dos números.
Agora é a sua vez de colocar em práticas as ações para melhorar seus resultados na Holiday Season.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, só deixar nos comentários, será um prazer ajudar.