Ferramentas de mídia social: listamos as principais

ferramentas de mídia social

Segundo um relatório divulgado pela MarketingProfs, em 2019, 92% das agências de marketing estão investindo mais tempo, recursos e orçamento na integração da automação de marketing. 

Daqueles que estão automatizando o marketing, 23% estão automatizando a entrega de conteúdo, conforme um estudo divulgado pela HubSpot, em 2020. 

Já a Salesforce, mostrou em 2020, 92% dos profissionais de marketing B2B agora têm um programa ABM e 68% deles usam automação. 

Mas, quais são as melhores ferramentas de mídia social para um negócio? 

Neste artigo, vamos mostrar diversas opções para incluir em sua rotina, destacando como elas funcionam e quais são os benefícios. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

BuzzSumo

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre o BuzzSumo. Trata-se de uma ferramenta ideal para monitorar a concorrência, conhecer mais detalhes sobre a sua audiência e identificar quais são os tipos de temas mais compartilhados em seu mercado de atuação. 

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que ela é bastante prática para o usuário. Basta digitar a palavra-chave ou a frase para verificar o tipo de conteúdo com resultados mais positivos nas redes sociais. 

Para facilitar a investigação, você pode filtrar a pesquisa para a opção “Semana Passada”. Ela pode ser localizada na parte superior da barra lateral esquerda. Outro ponto importante é que a ferramenta permite acompanhar a popularidade de um conteúdo em um determinado canal. 

O BuzzSumo ainda tem o poder de fazer pesquisa de conteúdo e análise de dados. É uma ótima ferramenta para garantir um diferencial competitivo no mercado. 

Se você não utiliza essa ferramenta, é melhor adicioná-la durante a rotina de trabalho. Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, o Facebook não morreu e continua sendo uma das redes sociais preferidas dos usuários. Quem não acompanha o comportamento do consumidor pode perder excelentes oportunidades. 

Só no primeiro trimestre de 2020, a rede social contabilizou 6 bilhões de usuários ativos mensais do Facebook, de acordo com dados do Statista

SocialMention

A SocialMention é a próxima ferramenta da nossa lista. Ela é indicada para as pessoas que desejam monitorar a opinião dos usuários sobre a sua marca em tempo real. Por meio dessa tecnologia, você consegue ter um panorama completo sobre o site, produtos, blogs, entre outros dados. 

Um dos motivos pelos quais os profissionais utilizam essa ferramenta é que ela permite identificar as palavras-chave que os usuários utilizam com mais frequência quando mencionam o seu negócio. 

Com a tecnologia, é possível acompanhar diversos dados importantes.

  • Palavras-chave; 
  • Principais usuários; 
  • Principais hashtags;
  • Última menção. 

Google Analytics Social

Grande parte dos profissionais acredita que o Google Analytics é uma ferramenta utilizada somente para analisar o comportamento dos usuários em portais. A boa notícia é que ela vai muito além disso. Você tem acesso a relatórios sociais que podem trazer ótimos panoramas sobre a sua marca nas mídias. 

Dentre os mais comuns, encontram-se: visão geral, referências de redes, atividade do hub de dados, páginas de destino, acompanhamentos, conversões, Plug-ins e Fluxo de usuários.

O relatório de conversões deve ser tratado como prioridade pela equipe de marketing, uma vez que ele ajuda a identificar quais são os conteúdos que estão trazendo mais retorno para a marca e quais são aqueles que precisam ser ajustados para melhorar os resultados.

O lado positivo é que o Google Analytics oferece diversos cursos gratuitos em sua própria plataforma. Assim, a sua equipe pode desenvolver habilidades de forma flexível e sem custos para o seu negócio. 

Piqora

É impressionante o crescimento do Instagram e do Pinterest nos últimos meses. A primeira rede social tem resultados impressionantes. Em 2019, 35% dos adolescentes nos EUA classificaram o Instagram como sua rede social mais importante, de acordo com um estudo divulgado pelo Statista

A expectativa é que o crescimento continue pelos próximos anos. Em 2023, o Instagram está projetado para atingir 120,3 milhões de usuários ativos mensais nos EUA, contra 107,2 milhões de usuários em 2019, segundo um estudo da mesma companhia. 

Já o Pinterest, tinha em janeiro de 2021, 459 milhões de usuários ativos globais todos os meses. Durante a pesquisa, 30% dos profissionais de mídia social responderam que usaram o Pinterest para divulgar seus negócios no Marketing B2B, conforme divulgado pelo Statista, em 2019. 

Se você pretende incluir essas duas redes sociais no planejamento, recomendamos utilizar o Piqora. A ferramenta é bastante útil para identificar, executar curadoria e programar atualizações nas duas redes sociais que foram mencionadas neste tópico. 

Na parte de análises, você pode identificar outros dados interessantes para a estratégia. 

  • Pins, 
  • Repins;
  • Mais curtido;
  • Comentado;
  • Compartilhado. 

Você ainda pode criar concursos para aumentar o engajamento e a sua lista de e-mails, duas métricas que são consideradas importantes para qualquer profissional.

Gerenciamento de redes sociais 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre o quanto é importante ter uma ferramenta para fazer o gerenciamento de redes sociais. Um bom profissional é aquele que consegue reunir todos os perfis em um único lugar, garantindo uma publicação frequente e eficiente. 

Existem diversas alternativas no mercado que ajudam nesse processo, como a mLabs. Elas permitem que o seu time ganhe tempo na criação e agendamento de publicações. Oferecem ainda várias vantagens para o consumidor, como: relatórios com melhores dias e horários para publicações, agendar posts para múltiplas redes, acompanhar agendamento e posts publicados.

Aqui, mencionamos as melhores ferramentas para desenvolver o trabalho do seu time de redes sociais. É fundamental conhecer cada uma delas para descobrir o quanto elas podem acelerar a rotina da equipe, sem afetar a qualidade. 

Após descobrir quais são as melhores ferramentas de mídia social, entenda como a Automação Criativa pode ajudar no sucesso dos seus projetos. 

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