O que são os anúncios dinâmicos do Facebook DPA

facebook dpa

O Facebook DPA proporciona automaticamente seu inventário para pessoas que demostraram interesse no seu site, no seu aplicativo ou em outro lugar na internet. Os anúncios dinâmicos têm a mesma aparência dos outros anúncios de imagem única, carrossel ou coleção no Facebook, Instagram e Audience Network. No entanto, em vez de criar individualmente um anúncio para cada item promovido, você cria um modelo de anúncio que usa automaticamente imagens e detalhes de um catálogo para os itens que deseja anunciar.

Fonte: Facebook for Business

Você gasta uma parte relativamente grande do seu orçamento levando clientes para sua loja, um site repleto de produtos cuidadosamente selecionados e criado para incentivar a conversão e ainda, em média, 97% dos visitantes de seu site sairão sem fazer uma compra.

É aí que criativos dinâmicos entram. Uma das maneiras mais eficazes de aquisição de seus leads/clientes no Facebook. 

Neste conteúdo, vamos abordar:

  • O que é retarketing;
  • O que é o Facebook DPA;
  • Os diferentes tipos de anúncios de produto dinâmicos e seus benefícios;
  • 4 Estratégias de Retargeting para Anúncios de produto dinâmicos do Facebook;
  • Como começar com os anúncios de produto dinâmicos do Facebook personalizados. 

O que é retarketing do Facebook e por que/onde você deve fazer isso?

Resumindo, o retargeting do Facebook é uma forma de publicidade digital no Facebook voltada especificamente para usuários que já visitaram seu site. 

Como abordagem, é particularmente eficaz porque o público-alvo já conhece e se envolveu com sua marca, o que significa que é mais provável que o façam novamente. Isso também significa que eles deixaram um rastro de dados digitais que, quando usado corretamente, pode dizer a melhor forma de atraí-los de volta.

O que é um anúncio dinâmico do Facebook?

Anúncios dinâmicos (DPA – Dynamic Product Ads) destacam itens individuais de sua loja, direcionando os compradores no Facebook com os produtos mais relevantes de acordo com sua navegação individual e comportamento de compra, automaticamente e em tempo real. 

Às vezes, eles são encontrados como anúncios de um único produto. É mais comum utilizar o design de carrossel para permitir que você exiba vários produtos em um espaço de anúncio, criando um anúncio deslizante especialmente criado para usuários móveis, com imagens de produto separadas. 

Os benefícios de usar o Facebook DPA

Personalização

Anúncios padrão do Facebook têm uma abordagem abrangente, mostrando a todos os clientes os mesmos itens, independentemente de seus gostos individuais. 

Os anúncios dinâmicos do Facebook, no entanto, são preenchidos com base na análise contínua do perfil de dados pessoais do indivíduo, mostrando produtos que eles visualizaram ou outros itens relacionados. 

Ao tornar os anúncios muito mais relevantes, o comprador tem não apenas mais probabilidade de clicar, mas também de converter.

Destaque para produtos

Como eles funcionam no nível do produto, essa forma de anúncio direciona o tráfego para as páginas de seus produtos, em vez de outras áreas do seu site. 

Isso significa que eles atraem clientes mais voltados para a compra do que simplesmente engajados com a ideia de sua marca.

Anúncios atualizados automaticamente

Exigindo apenas a configuração inicial, os anúncios dinâmicos do Facebook evoluem conforme o seu conhecimento do indivíduo, ao contrário dos anúncios padrão que exigem atualização constante e podem se tornar rapidamente desatualizados. 

Dependendo da tecnologia que você usa para implementá-los, eles podem refletir mudanças em sua loja automaticamente, de forma que os produtos que estão em falta nunca sejam promovidos, por exemplo. 

Anúncios em vários dispositivos

Geralmente os consumidores online não seguem uma jornada de compra linear; em vez disso, passam por vários canais e dispositivos, o que significa que você deve adotar uma abordagem centrada no cliente, mantendo a experiência consistente onde quer que seus compradores estejam. 

Os anúncios dinâmicos do Facebook reúnem informações de todos os pontos de contato, visando clientes com os mesmos itens, independentemente de como estiverem navegando.

Estratégias de retargeting para anúncios de dinâmicos do Facebook

Aproveite as recomendações personalizadas de produtos

Combine um histórico de navegação com recomendações pessoais, elas são preenchidas com os itens que um comprador olhou durante sua última visita, bem como outras peças relacionadas. 

Quando um cliente vê um item, ele está mostrando um forte sinal de interesse, significa que algo sobre aquela peça específica chamou sua atenção. 

Ao lembrá-los das peças que despertaram esse interesse, você potencializa essa atração inicial. Se o item não for adequado para eles, a recomendação de itens semelhantes serve para mostrar que você tem alternativas relevantes.

Redirecione clientes indecisos

Se usuário acessar um item é um indicador de interesse, então, adicioná-lo ao seu carrinho é um sinal de compra. Mas, com os clientes vivendo uma vida agitada, não é incomum que até as peças mais desejadas acabem esquecidas. 

Estatisticamente, a maior parte do tráfego de comércio eletrônico é proveniente de dispositivos móveis (45,1%), embora a maior parte da receita de vendas seja por meio de computadores. 

Isso indica que a maioria das viagens de compras começam em um smartphone, mas são concluídas em um tablet ou computador.

O redirecionamento com base no perfil do indivíduo, em vez de depender do uso tradicional de cookies, permite que os compradores continuem de onde pararam, independentemente do dispositivo que estejam usando.

Pós-compra

Segmentar clientes que compraram algo recentemente, com os itens mais relevantes para sua compra é uma grande jogada. 

Pode ser tentador pensar que, depois de feita uma compra, seu trabalho está concluído, mas na verdade não há melhor momento para entrar em contato. 

É interessante fazer essa comunicação logo após a primeira compra, sua marca ainda está fresa na cabeça dele. A melhor maneira de fazer isso? Recomendações com base no que compraram recentemente. 

Clientes novos

Anúncios dinâmicos do Facebook também podem ser usados ​​para atrair novos clientes, destacando automaticamente os itens mais populares em seu site a qualquer momento – isso significa que seus anúncios sempre refletem as estações e tendências atuais.

Práticas recomendadas para anúncios dinâmicos do Facebook

Não volte a segmentar clientes depois de muito tempo

Não apenas os desejos de compra são mais fortes no início, mas se muito tempo passou desde que um cliente viu um item, é provável que haja um motivo pelo qual ele não o comprou, talvez ele tenha comprado algo semelhante em outro lugar ou não é mais relevante para suas necessidades. 

Com base em nossos próprios dados, recomendo retargeting por no máximo 30 dias após a visita à sua loja.

O copy é extremamente importante 

Embora esse estilo de anúncio seja muito visual, com descrições de produtos individuais obtidas automaticamente, você ainda precisa considerar o copy que o acompanha. 

Ao criar um copy para o anúncio, certifique-se de ter um ponto focal no criativo e que ele provoque entusiasmo, jogue com o medo de perder ou até mesmo com gatilhos emocionais. Felizmente, o Facebook criou uma página de dicas(em inglês) para ajudá-lo a criar textos publicitários eficazes.

Evite manipular manualmente o retargeting

A menos que você tenha absoluta certeza de que sabe o que está fazendo, evite manipular manualmente seus esforços de retargeting (por exemplo, para promover produtos de faixas diferentes para aqueles que o cliente visualizou ou para incluir produtos com uma margem maior). 

O objetivo desses anúncios é levar os clientes de volta à sua loja e à jornada de compra, destacando os itens mais relevantes para eles. Leve os clientes de volta à sua loja e à jornada de compras.

Como você pode começar a usar os anúncios dinâmicos do Facebook?

Começar a usar os anúncios dinâmicos do Facebook exige que você incorpore um pixel em sua loja online, isso coleta os dados comportamentais dos usuários que visitam seu site, passando para o Facebook para que possam preencher seus anúncios com os itens mais relevantes.

Conclusão

O Facebook DPA é uma ferramenta poderosa para re engajamento e conversão e que se usando com estratégia pode gerar grandes resultados. 

Se você ficou com alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, será um prazer ajudar. 

Boas criações!