Digital Asset Management: é realmente útil?

Existem milhares maneiras e soluções para armazenar arquivos digitais, uma delas é o famoso DAM (Digital Asset Management), uma solução mais completa e específica para dados digitais. Mas vale mesmo a pena?

Muitas empresas têm uma necessidade de armazenar, gerenciar, dar permissões específicas dos arquivos digitais e esse tipo de solução está ligada diretamente com a transformação digital de uma empresa.

Neste conteúdo vamos ver tudo o que um DAM pode fazer e se realmente é uma solução para você.

O que é Digital Asset Management?

Na tradução literal significa Gestão de Ativos Digitais, uma plataforma de armazenamento, organização e multi usuários (com permissões específicas), por isso vai além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.

O mercado de DAM cresceu exponencialmente nos últimos anos devido ao volume gigante de ativos digitais gerados e pela demanda de um gerenciamento mais controlado e planejado.

Quais os benefícios do DAM?

Ativos centralizados e organizados

Uma grande quantidade de arquivos é sempre um problema na hora de organizar, com uma plataforma DAM, existe a possibilidade de separar em pastas, segmentar (tag e equipes), dar permissões por usuários, gerenciamento, etc.

Aumento de produtividade

Pesquisar e achar arquivos de maneira fácil pode aumentar exponencialmente a produtividade das equipes, um processo organizado e planejado sempre é vantajoso para qualquer departamento. 

Integração entre plataformas

Uma solução DAM pode distribuir seus arquivos de maneira fácil e rápida entre plataformas, como o Google, Facebook, Youtube, entre outras. Assim, você ganha mais agilidade na distribuição e criação de campanhas de marketing.

Gerenciamento avançado

Com o gerenciamento de arquivos você pode ceder liberações para usuários e equipes diferentes, arquivos importantes e delicados podem ficar apenas para pessoas específicas, a solução também oferece um alto nível de segurança. 

Padronização de branding

Arquivos centralizados e de fácil acesso, “forçam” todas as equipes usarem os mesmos ativos em apresentações externas e internas, campanhas de marketing, criativos, etc.

Colaboração criativa

Setores como marketing e vendas, por exemplo, podem possuir um ambiente de colocação e criação e assim aumentar os resultados em vendas.

Espaço de armazenamento personalizado

Dependendo da sua necessidade, você pode escolher o tamanho ideal de armazenamento para sua realidade atual e aumentar quando necessário.

Uma solução de Digital Asset Management é pra mim?

Existem casos e casos, mas se você gerencia um grande volume de arquivos digitais, preza por padronização e branding e precisa de velocidade, sem dúvida um DAM é uma solução para você.

Além disso, uma solução como esta pode mudar o mindset de uma empresa inteira, já que estamos falando de organização de ativos digitais, por isso o DAM está ligado diretamente a transformação digital.

Quem é a Chiligum Creatives?

Fundada em 2015, a Chiligum Creatives é uma solução de Automação Criativa que automatiza a produção de artes finais, nos mais variados formatos, para tornar processos de produção publicitária até 13x mais ágeis e eficientes. A solução é a única do mercado com uma abordagem 360º, dando suporte para diferentes tipos de formatos como vídeo, imagens, banners, OOH, TV e mídia off-line.

E para facilitar seu gerenciamento em massa de arquivos, a plataforma contempla uma solução completa de DAM (Digital Asset Management).

Se você ficou com alguma dúvida, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.

Boas criações!

CALENDÁRIO DO VAREJO