O que são os criativos dinâmicos (DCO) e quais são as vantagens de usar na sua estratégia de mídia.

criativos dinâmicos

DCO (criativos dinâmicos), é uma tecnologia que utiliza dados de usuários para produzir criativos mais relevantes e personalizados. Como o nome já diz, são peças criativas dinâmicas e altamente personalizadas com possibilidade de teste de inúmeras variáveis como: texto, imagem/vídeo, descrição, entre outros, visando sempre obter melhores resultados.

A busca eterna por otimização e melhores resultados está sempre em pauta quando o assunto é mídia, a procura incansável do anúncio perfeito.

Os anunciantes encontram nos testes em massa uma saída para sempre melhorar a performance das campanhas de mídia. Uma cultura de testes orientado a dados é essencial para o sucesso de uma estratégia de anúncios.

A tecnologia DCO (criativos dinâmicos) veio para facilitar esses testes. Cada vez mais variáveis podem ser testadas buscando sempre a melhor performance. Neste conteúdo vamos entender como a tecnologia de criativos dinâmicos pode elevar o patamar das suas campanhas de mídia.

O que é “criativos dinâmicos”?

Como já citamos aqui, DCO (sigla de Dynamic Creative Optimization) ou criativos dinâmicos é uma tecnologia que possibilita testes de inúmeras variáveis com um alto nível de personalização, dessa maneira, baseada em dados, sempre é possível encontrar o “melhor” anúncio para um determinado público.

O próprio Facebook trouxe o termo “criativos dinâmicos” mais em evidência e possui uma ferramenta dentro do gerenciador de anúncios com a possibilidade de testar mais de 6 mil variáveis. 

Você também pode ter criativos dinâmicos em massa e com escala usando uma plataforma de Automação Criativa para facilitar e automatizar sua produção e que pode ser usado em qualquer ferramenta de mídia. 

Quais as vantagens da tecnologia de DCO

Exitem muitas vantagens de usar DCO para sua estratégia de mídia, algumas já citamos aqui e outras vamos entrar em mais detalhes agora:

Atingir o público certo

Com a tecnologia de DCO é possível conectar diferentes fontes de dados (que são alimentados em tempo real) e assim entender qual comportamento, interesse e geolocalização do seu público.

Dessa maneira, você consegue personalizar ao máximo suas campanhas. Anúncios mais relevantes, otimizados e já testados, geralmente trazem melhor performance do que anúncios estáticos, em alguns casos com uma margem muito significativa. Com DCO você é capaz de customizar qualquer variável de maneira ágil e em larga escala. 

Para grandes varejista que trabalham com um número grande de produtos, automatizar esse processo é essencial para ganho de performance e produtividade da equipe. Levaria muito tempo e dinheiro criar uma peça para cada produto.

Remarketing é um bom exemplo, usuários que acessaram a página em um determinado produto e não compraram, podem ser impactados com um criativo personalizado desse mesmo produto aumentando suas chaces de conversão. As possibilidades de personalização são inúmeras.

Criativos personalizados.

Redução considerável de custos 

Como suas chaces de resultados são maiores, automaticamente o custo por aquisição é reduzido consideravelmente.

Além disso, se você usar uma plataforma de automação, a produtividade da sua equipe aumenta, você pode focar em tarefas estratégicas e menos operacionais. 

Utilizando essa tecnologia, o iFood conseguiu reduzir em 70% seu custo por pedido em anúncios criando peças personalizadas em alta escala.

Testes em massa com escala

Utilizando uma plataforma de DCO, você será capaz de produzir criativos dinâmicos em massa com alta escala, sem comprometer seu time de produção. 

Criar uma cultura de testes é importante para sempre melhorar resultados e elevar seu patamar do seu ROI.

A fintech Neon é um grande exemplo disso, a empresa conseguiu implementar uma cultura de teste, automatizando todo seu processo e focando em ações estratégicas para sempre alcançar melhores resultados. 

O iFood reduziu em 70% seu custo por pedido utilizando criativos altamente personalizados:

Conheça sua persona

Os testes em massa possibilitam um número grande de dados estruturados, dessa maneira você consegue tirar o máximo de proveito deles e entender como sua persona se comporta, quais seus gostos e interesses. 

Com essa fonte valiosa de conhecimento, criar anúncios mais relevantes e assertivos será muito mais fácil e natural para sua equipe.

Foi assim que o aplicativo Ubook fez, entendeu a persona e criou anúncios ultra segmentados e reduziu quase pela metade seu custo de aquisição de clientes.

Plataforma de criativos dinâmicos

Agora que você sabe como o DCO é vantajoso para anunciantes, vamos abordar a parte técnica de uma solução como essa.

Utilizar uma ferramenta de DCO é essencial para automatizar e escalar todo o processo de produção de criativos.

A plataforma da Chiligum, oferece todos os benefícios citados neste conteúdo. Na prática, é bem simples de usar: você cria uma campanha, escolhe se deseja criar uma ou mais peças, escolhe um template (é possível inserir seus próprios templates na plataforma), escolhe o áudio em caso de vídeo, define as variáveis de cada peça a partir de uma base de dados estruturados e pronto, você produz milhares de peças em minutos.

Além disso, nossa API pode ser utilizada para conectar com sua fonte de dados(XML, CRM, etc), assim produzir peças cada vez mais personalizadas para seu público e alterações como preço, imagens, etc, são atualizados automaticamente nos criativos.

Para ficar mais claro, assista o vídeo abaixo:

Os formatos suportados

Dentro da plataforma da Chili, o que define o formato é o template, já que podemos instalar qualquer tipo de template, qualquer formato é suportado, campanhas de Facebook, Instagram, Google, e-mails, vídeos, banners e imagens para apps, qualquer coisa. Tem pixel, nós fazemos.

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Conclusão

A tecnologia de DCO (criativos dinâmicos) tem vários benefícios para empresas que desejam escalar suas produções sem perder qualidade e aumentar a personalização dos criativos. Se você deseja conhecer na prática como funciona a plataforma da Chili, fique a vontade para agendar uma demonstração por aqui

Se ficou alguma dúvida sobre o conceito, pode deixar nos comentários ou chamar no chat que está no canto inferior direito da página, será um prazer ajudar. Bons testes!