Creative centric é um processo de criação de anúncios com o criativo como o centro, ou seja, o primeiro passo da construção de uma campanha é o criativo, depois o grupo de anúncio e em seguida a campanha. Essa metodologia tem como objetivo aumentar a personalização e consequentemente construir anúncios mais relevantes e de melhor performance.
O anúncio mais personalizado e mais relevante possível sempre terá melhores chances de atingir o objetivo central da campanha. Para atingir esse patamar de relevância, sabemos que não é fácil.
A abordagem creative centric surgiu justamente para suprir esse gap, construir um anúncio super relevante a partir de um criativo vem mostrando ótimos resultados.
Neste conteúdo vamos entender como essa metodologia funciona e como você pode aplicar imediatamente em suas campanhas.
O que é creative centric?
Essa abordagem de criação de anúncios, começa com a construção do criativo, ao invés, da campanha.
No modo tradicional, é assim que construímos nossas campanhas:
No creative centric começamos pelos criativos:
Todos os aspectos da sua campanha giram em torno de criativo, a ideia é produzir criativos mais poderosos que chamem muito mais atenção e de alta performance.
Como começar a criar campanhas creative centric?
Agora que sabemos o conceito do creative centric, vamos para a parte prática de como implementar nas suas campanhas em 3 passos:
1- Identifique oportunidades de personalização
Dentro do gerenciador de anúncios, existe uma grande gama de possibilidades de segmentação, algumas delas são:
- Interesses;
- Gênero;
- Localização;
- Idade;
- Posicionamento;
- Outros.
Essas são as mais comuns, mas sempre é possível segmentar de uma maneira muito mais específica, claro, sempre considerando seu budget.
Portanto, defina quais segmentos você deseja usar em seus anúncios e vamos para próxima etapa.
2- Faça o planejamento macro da estrutura da campanha
Depois de decidido a segmentação, faça um planejamento macro da sua campanha, assim você terá uma visão geral da estratégia.
Vamos a um exemplo:
Vamos segmentar por interesse e posicionamento, portanto cada grupo de anúncios será dividido da seguinte forma:
Interesse > Marketing digital
Posicionamento > Stories
Dentro desse segmento, vamos criar 4 criativos diferentes com as temáticas: Facebook ads, redes sociais, automação de marketing e conteúdo.
Seguindo essa mesma ideia, vamos criar mais 4 grupos de anúncios com os interesses em: marketing e vendas, inbound marketing, outbound marketing e marketing de conteúdo. Cada um deles com 4 anúncios diferentes.
Portando, agora temos 5 grupos de anúncios com 4 criativos em cada, totalizando 20 criativos.
De preferência, use alguma ferramenta de mapa mental para criar esse planejamento.
3 – Produza os criativos
Agora que você já sabe que terá que produzir 20 peças para os anúncios, é hora de colocar a mão na massa.
Exitem inúmeras maneiras de fazer isso, contratar um freelancer, usar seu time de designer ou usar ferramenta de Automação Criativa para escalar a produção.
O importante aqui é criar as peças focando na segmentação e personalizar ao máximo para criar um anúncio altamente relevante para sua persona.
Para que isso aconteça, ao construir os seus anúncios, certifique-se que eles sejam impactantes, relevantes e acionáveis:
Qual é o melhor criativo?
O melhor criativo é aquele com o maior volume de impressões, com o maior CTR e menor custo.
Faça as seguintes análises:
- Qual criativo tem o maior volume de impressões?
- Qual criativo tem o melhor CTR?
- Qual criativo tem o menor custo?
Podemos ver um exemplo dessa análise no gráfico abaixo:
Aprenda, melhore e replique
Depois dos anúncios ativos e gerando dados, aprenda com os erros e acertos. Alguns pontos são importantes nessa etapa:
- Clareza para mensurar;
- Hipóteses criativas;
- Criar mais versões do anúncio vencedor;
- Testes.
- Que outras maneiras eu tenho de tornar esse criativo mais chamativo?
- Que outras maneiras eu tenho de tornar esse criativo mais relevante?
- Como eu posso gerar mais expectativa no CTA?
Creative centric é um processo
Encare essa abordagem como um processo que segue os seguintes passos:
Construção: Você monta os criativos;
Mensuração: Você coloca para rodar e mede os resultados;
Aprendizado: Você aprende com os resultados e cria novas hipóteses.
Agora que você já sabe o que é e como implementar a metodologia creative centric, chegou a hora de usar essa abordagem em suas campanhas. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, será um prazer ajudar.
Boas criações!