Creative centric: o que é essa metodologia de anúncios de alta performance

Creative centric é um processo de criação de anúncios com o criativo como o centro, ou seja, o primeiro passo da construção de uma campanha é o criativo, depois o grupo de anúncio e em seguida a campanha. Essa metodologia tem como objetivo aumentar a personalização e consequentemente construir anúncios mais relevantes e de melhor performance

O anúncio mais personalizado e mais relevante possível sempre terá melhores chances de atingir o objetivo central da campanha. Para atingir esse patamar de relevância, sabemos que não é fácil.

A abordagem creative centric surgiu justamente para suprir esse gap, construir um anúncio super relevante a partir de um criativo vem mostrando ótimos resultados.

Neste conteúdo vamos entender como essa metodologia funciona e como você pode aplicar imediatamente em suas campanhas.

O que é creative centric?

Essa abordagem de criação de anúncios, começa com a construção do criativo, ao invés, da campanha.

No modo tradicional, é assim que construímos nossas campanhas:

No creative centric começamos pelos criativos:

Todos os aspectos da sua campanha giram em torno de criativo, a ideia é produzir criativos mais poderosos que chamem muito mais atenção e de alta performance.

Como começar a criar campanhas creative centric?

Agora que sabemos o conceito do creative centric, vamos para a parte prática de como implementar nas suas campanhas em 3 passos:

1- Identifique oportunidades de personalização

Dentro do gerenciador de anúncios, existe uma grande gama de possibilidades de segmentação, algumas delas são:

  • Interesses;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Idade;
  • Posicionamento;
  • Outros.

Essas são as mais comuns, mas sempre é possível segmentar de uma maneira muito mais específica, claro, sempre considerando seu budget.

Portanto, defina quais segmentos você deseja usar em seus anúncios e vamos para próxima etapa.

2- Faça o planejamento macro da estrutura da campanha

Depois de decidido a segmentação, faça um planejamento macro da sua campanha, assim você terá uma visão geral da estratégia.

Vamos a um exemplo:

Vamos segmentar por interesse e posicionamento, portanto cada grupo de anúncios será dividido da seguinte forma:

Interesse > Marketing digital

Posicionamento > Stories

Dentro desse segmento, vamos criar 4 criativos diferentes com as temáticas: Facebook ads, redes sociais, automação de marketing e conteúdo.

Seguindo essa mesma ideia, vamos criar mais 4 grupos de anúncios com os interesses em: marketing e vendas, inbound marketing, outbound marketing e marketing de conteúdo. Cada um deles com 4 anúncios diferentes.

Portando, agora temos 5 grupos de anúncios com 4 criativos em cada, totalizando 20 criativos.

De preferência, use alguma ferramenta de mapa mental para criar esse planejamento. 

3 – Produza os criativos

Agora que você já sabe que terá que produzir 20 peças para os anúncios, é hora de colocar a mão na massa.

Exitem inúmeras maneiras de fazer isso, contratar um freelancer, usar seu time de designer ou usar ferramenta de Automação Criativa para escalar a produção.

O importante aqui é criar as peças focando na segmentação e personalizar ao máximo para criar um anúncio altamente relevante para sua persona.

Para que isso aconteça, ao construir os seus anúncios, certifique-se que eles sejam impactantes, relevantes e acionáveis:

Qual é o melhor criativo? 

O melhor criativo é aquele com o maior volume de impressões, com o maior CTR e menor custo.

Faça as seguintes análises:

  • Qual criativo tem o maior volume de impressões?
  • Qual criativo tem o melhor CTR?
  • Qual criativo tem o menor custo?

Podemos ver um exemplo dessa análise no gráfico abaixo:

Aprenda, melhore e replique

Depois dos anúncios ativos e gerando dados, aprenda com os erros e acertos. Alguns pontos são importantes nessa etapa:

  • Clareza para mensurar;
  • Hipóteses criativas;
  • Criar mais versões do anúncio vencedor;
  • Testes.
    • Que outras maneiras eu tenho de tornar esse criativo mais chamativo?
    • Que outras maneiras eu tenho de tornar esse criativo mais relevante?
    • Como eu posso gerar mais expectativa no CTA? 

Creative centric é um processo 

Encare essa abordagem como um processo que segue os seguintes passos:

Construção: Você monta os criativos;

Mensuração: Você coloca para rodar e mede os resultados;

Aprendizado: Você aprende com os resultados e cria novas hipóteses.

Agora que você já sabe o que é e como implementar a metodologia creative centric, chegou a hora de usar essa abordagem em suas campanhas. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, será um prazer ajudar.

Boas criações!