Comportamento do consumidor online

Comportamento do consumidor online

Conhecer o comportamento do consumidor online é essencial para uma empresa que deseja ter sucesso na internet. Essas informações ajudam a melhorar o marketing, vendas e a área de atendimento. 

Para ajudar no crescimento do seu negócio, vamos mostrar como é o comportamento do consumidor na internet, destacando as suas características.

Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Por que entender o comportamento do consumidor online? 

Provavelmente, você já ouviu durante a sua jornada de empresário o quanto é importante conhecer o comportamento do consumidor. Para quem está no ambiente online, esse tipo de estratégia ganha mais força. 

Foi-se o tempo em que era necessário descobrir apenas o sexo, a localidade, a idade e a região. Agora, deve-se investigar o seu grau de escolaridade, como é a rotina da sua família, quais são os seus objetivos e os principais problemas, seja profissional ou pessoal, personalize ao máximo sua comunicação. 

A empresa que pensa dessa forma garante uma vantagem competitiva, pois consegue criar planos de ações e campanhas que realmente atendem aos hábitos, necessidades e valores de cada indivíduo. 

Grandes empresas do varejo já observaram essa mudança de cenário e desenvolvem estratégias cada vez mais personalizadas para os clientes ou para os seguidores do ambiente online. 

É o caso da Lu, do Magazine Luíza. Ela tem uma linguagem própria nas redes sociais. Não há uma comunicação padrão com os seus milhares de fãs. Tudo é feito de forma descontraída, como se uma pessoa estivesse conversando do seu lado. 

Se você ainda tem o hábito de dialogar com as pessoas no mundo virtual como se fosse um robô, é melhor mudar de estratégia. Caso contrário, perderá tempo, dinheiro e uma reputação que demorou anos para construir.

Quem é o consumidor da internet? 

Agora que você já conhece a importância de entender o comportamento do consumidor no mundo online, vamos descobrir como é o perfil das pessoas que navegam pela internet? 

Quem compra produtos em lojas virtuais ou faz pesquisas na internet é denominado de consumidor digital ou consumidor 4.0. Nesse grupo, encontra-se os millennials, que são pessoas nascidas nas décadas de 1980 e 1990. 

Os millennials não tiveram escolhas. Eles evoluíram junto com a internet. Tabletes, o avanço dos computadores, os celulares de última geração e as ferramentas digitais contribuíram para a imersão natural online.

No entanto, é importante lembrar que a presença digital não se resume apenas a esse grupo. Pessoas de várias idades estão cada vez mais participativas na internet influenciando nas tomadas de decisão

O público do ambiente digital tem características em comum. Vamos conhecer cada uma a partir de agora. 

Exigente 

Os consumidores online são mais exigentes. Eles não ficam satisfeitos com qualquer produto ou serviço. Antes de finalizar uma compra, os internautas têm um hábito de fazer muitas pesquisas e investigar todos os detalhes sobre uma determinada empresa. Por isso, é fundamental cuidar da reputação online da sua marca também na internet.

Curioso

A curiosidade é outra característica marcante do consumidor na online. Se ele tem dúvida, questiona a empresa a todo momento. Uma forma interessante de lidar com essa objeção é criar sites/blogs com informações mais completas. 

Além de mostrar somente o preço e condições de pagamento, é importante descrever como um produto deve ser utilizado e quais são os impactos que ele pode trazer para a rotina do cliente.

Se você pretende fazer um anúncio em uma rede social, por exemplo, deve colocar as principais informações do produto e serviço. Além de ajudar o seu cliente, consegue antecipar várias objeções que podem surgir ao longo do caminho. 

Interativo 

Em um passado não muito distante, a comunicação era uma via de mão única. Agora, como se sabe, é essencial interagir com o consumidor. Se você não tiver uma equipe especializada em atendimento online poderá perder um cliente para a concorrência. 

Ao receber uma crítica, busque entender melhor o que houve e resolva o problema com agilidade. Assim, conquistará o consumidor da melhor forma possível. 

Independente 

A geração da internet prefere resolver problemas sem recorrer a empresas. Portanto busque oferecer um site simples e prático. O cliente precisa saber exatamente onde deve ir para comprar um produto ou contratar um serviço. 

Quem pretende ter um contato melhor com o consumidor online deve investir na experiência do cliente nos sites e mobiles, além de estratégias de omnichannel e interatividade.  

Após descobrir as principais informações sobre o comportamento do consumidor online, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes que podem impactar no sucesso da sua empresa.