Sabemos que as equipes internas de criação e de desempenho nem sempre compartilharam da mesma opinião. Porém, a união desses dois setores traz benefícios não só para a empresa, mas especialmente para os clientes
As duas áreas precisam falar a mesma língua. Caso contrário, a organização terá problemas no futuro com projetos desalinhados, insatisfação e fracasso nas campanhas de mídia
Não é complicado encontrar criativos atraentes na equipe e no mercado. Porém, não adianta ter esse profissional se não for possível medir os resultados e se não houver métricas para acompanhar as campanhas que tiveram sucesso e quais são aquelas que precisam de ajustes, não faz sentido realizar campanhas de marketing.
O lado positivo é que a tecnologia trouxe vários recursos para eliminar os gargalos entre os dois times, garantindo mais praticidade, eficiência e produtividade.
Neste artigo, vamos mostrar como as equipes criativas e de performance devem trabalhar juntas. Acredite, é mais fácil do que você imagina.
Duvida?
Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
As equipes de performance precisam de histórias para contar
A principal missão do marketing de performance é acelerar o crescimento. Ele tem como objetivo garantir que todos os pontos de contato com o consumidor sejam monitorados e mensuráveis em cada estágio do funil.
O time conta com o apoio das equipes criativas para nutrir a base de clientes com conteúdos relevantes, para fazer testes A/B e otimizar as campanhas, seja de prospecção ou retargeting.
É fundamental deixar claro que o modelo de criativo utilizado para uma campanha de prospecção não é o mesmo aplicado para uma campanha de retargeting. Por isso, é muito importante ter variedade de conteúdo no time de performance.
As equipes de performance também contam com a diversidade criativa para melhorar os números de receita. Os criativos têm habilidades suficientes para renovar os anúncios com frequência. Porém, o grande desafio é atingir essa escala, uma vez que sempre é necessário produzir novos ativos em todos os canais.
O desafio é ainda maior quando é necessário desenvolver um anúncio diferente para cada audiência. Como se sabe, anúncios devem ser personalizados de acordo com o contexto e o perfil da sua persona. E os números comprovam essa afirmação.
Ao entregar anúncios cada vez mais relevantes conforme a localização e a preferência de sua audiência, o iFood conquistou ótimos resultados de performance. Para se ter uma ideia, a marca reduziu em 70% o custo por pedido. Uma economia importante para a receita da empresa e para o time de marketing. Veja o case completo.
A automação criativa preenche a lacuna entre as equipes
A boa notícia é que o mercado ganhou uma tecnologia para facilitar a rotina de todos os membros da sua equipe. Por meio da Automação Criativa é possível unificar as equipes de criação com o setor de desempenho.
Ao unir os dois times, você tem mais tempo para executar outros tipos de atividades e tem mais chances de evitar a tão temida refação.
Uma das principais vantagens da Automação Criativa é que ela separa o conteúdo do design. Dessa forma, a única preocupação da equipe criativa é estabelecer as regras visuais para o vídeo ou anúncio estático.
Além disso, deve-se armazenar variáveis, como: imagens de produtos, títulos, informações sobre descontos e CTAs em um feed de conteúdo separado.
Funciona assim: a equipe criativa é responsável por projetar os modelos necessários para teste, aquisição e retargeting. Já os profissionais de performance geram as variantes para atualizar as campanhas. Tudo isso feito sem obstáculos ou a necessidade de solicitar aos designers a atualização dos criativos de forma manual.
Fluxos de trabalho de produção mais ágeis permitem que as equipes criativas tenham mais tempo disponível para executar grandes projetos e ideias estratégicas para a sua empresa.
Eles podem produzir com facilidade criativos que correspondem ao objetivo da marca, com qualidade e consistência.
Aumentando drasticamente a produção da campanha
Engana-se quem pensa que as campanhas são direcionadas apenas para prospecção e retargeting.
As marcas lançam a todo o momento produtos e promoções para o seu público. Elas também criam campanhas atemporais que focam em uma audiência específica ou demográfica. A escolha depende do tipo de produto que será divulgado pela marca.
Existem vários tipos de campanhas que exigem mais conteúdos dos criativos e uma carga mais intensa nas equipes de criação.
A Automação Criativa faz com que as marcas criem materiais promocionais e conteúdos personalizados para vários tipos de público e abordagens narrativas. Com poucos cliques, é possível desenvolver uma nova campanha, garantindo um aumento na produtividade.
Colaborando para Agilidade
Provavelmente, a sua equipe de criativos já teve dificuldades para trabalhar em grandes projetos que necessitavam de escalabilidade e eficiência. Isso é muito ruim para a marca, pois empresas de sucesso no mercado trazem um diferencial competitivo para a empresa.
Para desenvolver ideias brilhantes em um curto período de tempo, vale a pena contar com o apoio da Automação Criativa. A agilidade ajuda a sua equipe a enfrentar projetos desafiadores. Sem dúvidas, será mais fácil impressionar os consumidores.
Ao contrário do que muita gente imagina, a automatização de processos para equipes criativas e de desempenho não é exclusividade somente de grandes empresas. Organizações de médio porte também podem utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade e qualidade do trabalho do seu time.
Após descobrir como as equipes criativas e de desempenho podem trabalhar juntas, conheça como o Digital Asset Management pode ajudar no armazenamento e na organização dos documentos da sua empresa.