Automação Criativa: tudo o que você precisa saber

Automação criativa

Automação Criativa é a automatização de processo de criação de peças criativas usando tecnologia em nuvem com o objetivo de escalar com qualidade, ganho de eficiência, ganho de produtividade e aumento de resultados. 

Processos manuais que demoram dias para o resultado final estão cada vez mais sendo substituídos por tecnologia, não estamos falando de substituição de mão de obra, mas sim, de processo de replicação, desta forma damos a devida importância ao que o ser humano sabe fazer de melhor: criar.

A Automação Criativa está mudando o cenário atual de publicidade.

Grandes anunciantes estão automatizando processos de criação e focando esforços em melhora de resultados, aumento de produtividade, redução de custos e outros benefícios. A tendência agora é automatizar.

Neste conteúdo vamos destrinchar o conceito, como utilizar uma automação em sua estratégia, quais os benefícios e ferramentas. Vamos lá?

O que é Automação Criativa?

Como abordado no início do texto, Automação Criativa é o uso de tecnologia para automatizar processos de produção em massa de peças criativas. Mas como isso funciona na prática?

Vamos imaginar um cenário hipotético: 

A empresa “Exemplo Varejo” produz 10.000 peças criativas de vários formatos por ano para distribuição em canais digitais. A equipe de criativos é constituída por 6 pessoas que, na maioria de tempo, fica dedicada em tarefas de replicação. 

Alguns problemas foram encontrados nesse processo: os designers estão insatisfeitos com a função de replicação e grandes jornadas de trabalho, os resultados se mantém os mesmos há muito tempo, a produtividade nunca esteve tão baixa e o time não consegue personalizar os criativos para públicos específicos. 

A “Exemplo Varejo” encontrou na Automação Criativa uma maneira de resolver esses problemas, agora eles criam 100.000 peças por ano com a mesma equipe, os designers estão focados em desenvolver criativos inovadores que chamem a atenção do público, ou seja, estão criando de verdade e tudo agora é testado e personalizado para atingir a persona em cheio. E os resultados são:

  • ganho de produtividade;
  • redução de custos;
  • melhores resultados;
  • entre muitos outros.

Toda essa mudança é possível utilizando tecnologia, você e sua equipe conseguem utilizar software para automatizar o processo de “copiar e colar” que antes eram feitos manualmente. Agora você pode dedicar mais tempo com planejamento estratégico.

Entendemos então como funciona na prática a Automação Criativa, agora vamos aos inúmeros benefícios que essa tecnologia proporciona.

Benefícios da Automação Criativa

Já vimos que a automatização de produção de criativos pode elevar seu patamar de criação e resultados. Alguns benefícios já foram citados, mas acredite, a Automação Criativa tem muito mais a oferecer.

Nesta etapa, vamos passar por todos os benefícios e entender como eles podem ajudar sua empresa a elevar a produção de criativos. 

Alta capacidade de personalização 

Quem trabalha com campanhas em massa sabe que quanto mais personalizado melhor, mas isso nem sempre é possível com processos manuais de criação. A automatização é o caminho para criar em massa e personalizar ao máximo para obter melhores resultados.

Um exemplo real disso é o iFood, que automatizou todo o seu processo de criação de peças em massa e manteve um alto nível de personalização.

Exemplo de imagem anúncio

O resultado foi a Redução de 70% no custo por pedido das campanhas.

Padrão da marca preservado 

Para franquias, concessionárias e outros modelos de parcerias, manter a identidade visual em toda comunicação é essencial. Geralmente isso não acontece, cada parceiro faz de um jeito e a marca em geral acaba tendo a imagem prejudicada no mercado. 

Automatizando esse processo, parceiros podem criar suas próprias peças em massa seguindo a identidade visual que já foi aprovada pelo marketing. O uso dessa funcionalidade é bem simples, você criar seus templates e o parceiro, via tecnologia, troca somente algumas variáveis como, texto, preço, endereço, entre outras. Em apenas alguns minutos, milhares de peças são criadas com a identidade visual preservada. 

Veja o exemplo da Lopes, que criou templates personalizados para franqueados e corretores produzirem suas próprias peças seguindo a identidade visual da marca:

Exemplo de anúncio Lope

Aumento de produtividade 

Se você consegue eliminar as tarefas de replicação da equipe, os famosos “copia e cola”, é natural que a produtividade aumente significativamente, seu time terá a possibilidade de focar em tarefas estratégicas que geram melhores resultados para as campanhas.

Agilidade na produção 

Antes da automatização, equipes inteiras ficavam focadas em copiar e colar, esse é um trabalho de replicação visto como chato e demorado pelos profissionais. Com a automatização, esse processo fica a cargo de software, assim designers finalmente terão o tempo necessário para criar e serem mais estratégicos.

Além disso, processos manuais de replicação tendem a levar horas e/ou dias para um resultado, o que pode sobrecarregar a equipe e gerar insatisfação, que consequentemente, diminui a produtividade. A ideia de automatizar é dar super poderes para você e seu time. Vocês serão capazes de criar milhares de peças em minutos ao invés de dias, o ganho de tempo será enorme, utilizando a mesma quantidade de pessoas.

Redução de custos

Imagine criar 10x (o céu é o limite) mais peças com a mesma quantidade de pessoas. Com Automação Criativa você consegue esse feito de maneira simples e rápida.

Aqui, vamos além de manter o mesmo número de pessoas no time criando mais. Você pode reduzir o tempo com tarefas que não geram valor e melhorar seu planejamento estratégico focando em elevar os resultados das suas campanhas.

Criativos de alta performance

Uma peça de alta performance já foi testada várias vezes até que a melhor variação gere melhores resultados e quando se trata do digital, quanto mais testes melhor. Mas como fazer isso em larga escala? 

A Automação Criativa te permite criar milhares de variações diferentes, é possível criar inúmeros tipos e formatos de peças para realizar testes em massa, peças com melhor performance podem ser replicadas em escala para outras campanhas.

A fintech Neon tem a cultura de testar, testar e testar de novo. Utilizando tecnologia, a equipe automatizou o processo de criação de peças, a partir disso, testaram inúmeras variações de cada anuncio: texto, cor, fonte, background, disposição dos elementos, tudo foi ser testado, com isso, a Neon conseguiu criar uma cultura de teste muito forte na empresa, onde o time de criativos e performance trabalhando estrategicamente para atingir mais resultados. 

Veja na íntegra como o Neon fez isso clicando aqui.

ROI nas alturas

Uma parte importante em investir em mídia é o retorno do investimento, sempre estamos em busca de melhorias para elevar isso.

Quando anunciantes conseguem automatizar processos, testar anúncios com rapidez, errar menos, extrair bons dados dos testes, é praticamente inevitável não conseguir uma melhoria de ROI

A Automação Criativa permite essa agilidade que os testes em massa demandam de grandes anunciantes. Criar peças com muitas variações, testar e descobrir as melhores e piores anúncios é essencial para sempre otimizar seu ROI ao máximo.

Comunicação global

Grandes empresas têm a dificuldade natural de manter uma comunicação padronizada em todos os países que atuam. 

Com uma ferramenta de Automação Criativa é possível concentrar todas as peças, templates, imagens, linguagem, entre outros em um só lugar e que pode ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, já que estamos falando de um software em nuvem. Sua marca mantém o padrão de identidade global e ainda personaliza as peças por região.

Quem está obtendo resultados com a Automação Criativa

Magalu

A Magalu obteve um amento de 1300% de produtividade da equipe usando a plataforma:

Take

A partir de integração API, a Take quase dobrou sua meta de engajamento em sua campanha do dia das mães com vídeo personalizado no WhatsApp:

Ubook

Ubook reduziu quase pela metade seu custo de aquisição de clientes:

iFood

O iFood reduziu em 70% seu custo por pedido utilizando Automação Criativa:

Neon

A fintech Neon criou uma cultura de teste em toda a empresa.

Ferramenta de Automação Criativa

Agora que vimos o poder da Automação Criativa, vamos abordar a parte técnica da coisa.

A plataforma da Chiligum, oferece todos os benefícios citados neste conteúdo. Na prática, é bem simples de usar: você criar uma campanha, escolhe se deseja criar uma ou mais peças, escolhe um template (é possível inserir seus próprios templates na plataforma), escolhe o áudio em caso de vídeo, define as variáveis de cada peça e pronto, você produz milhares de peças em minutos.

Para ficar mais claro, você pode assistir o vídeo da plataforma abaixo:

Existe a possibilidade de realizar a integração com a nossa API, dessa maneira conectamos com seu banco de dados e puxamos as informações em tempo real para criar as peças em massa de forma ainda mais automática e personalizada.

Os formatos suportados

Dentro da plataforma da Chili, o que define o formato é o template, já que podemos instalar qualquer tipo de template, qualquer formato é suportado, campanhas de Facebook, Instagram, Google, e-mails, vídeos, banners e imagens para apps, qualquer coisa. Tem pixel, nós fazemos.

Conclusão

A Automação Criativa tem vários benefícios para empresas que desejam escalar suas produções sem perder qualidade. Se você deseja conhecer na prática como funciona a plataforma da Chili, fique a vontade para agendar uma demonstração por aqui

Se ficou alguma dúvida sobre o conceito, pode deixar nos comentários ou chamar no chat que está no canto inferior direito da página, será um prazer ajudar. Boas criações!